Translate

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Menino Sol" e a tempestade pelo Excesso brilho!

Ontem escrevi o post falando de Educação, do desempenho escolar do meu filho mais velho intencionalmente para chegar neste post.
O nosso "menino sol" estava se comportado feito uma estrela de cinema. Tantos elogios, tantas palavras gabando o desempenho escolar, tantas visitas de familiares que assim como nós, pai e mãe, também se sentem orgulhosos, presentinhos dos avós e algumas regalias cedidas pelo pai babão!

Então, elogio é bom! mas gabação demais estraga. Eu assumo que sou corujíssima, elogio, faço festa, monto espetáculo, mas também sei quando a situação passa do limite. 

Foi durante um jantar, o pai do meu marido e a esposa dele  vieram  jantar conosco, durante a visita, muitos elogios, muita atenção para o Andries, presentes e uma cesta de coelhos e ovos de chocolates. Ao sentarmos à mesa, o 'Sol' pedia atenção de uma maneira constrangedora para os pais, até que finalmente ele fez uma grosseria direta ao pai que ficou visivelmente chateado... eu deixei o prato e o tirei da mesa, o levei para o quarto  e disse, fique aqui e me espere que volto para conversar, mas primeiro eu vou terminar meu jantar. E  ele? ele ficou chorando no quarto.



Terminamos de jantar, servi a sobremesa, tiramos a mesa, tomamos café, coloquei o Johann para dormir e fui conversar com ele.

Meu filho voltei, vamos conversar... a mamãe e o papai estão muito, mas muito tristes com você, o que você fez foi muito feio. Eu fiquei com muita vergonha de você! Ontem eu estava feliz e orgulhosa por você. Mas hoje, eu estou triste e envergonhada e quando as pessoas me perguntarem por você, eu vou dizer o Andries foi bem na escola mas em casa ele se comporta muito mal, não respeitou os avós na mesa do jantar, foi grosso com o pai que faz tudo por ele. Sim o Andries tem o pai mais amável do mundo, que faz tudo pelos filhos, e o Andries o chamou de "insignificante e idiota" na mesa do jantar, na frente dos avós, em uma atitude grosseira típica de menino estúpido. 

Você viu no Brasil e estudou sobre a África e sabe que existem  crianças pelas ruas, sujas, sem nada que dariam tudo para ter um pai como o seu e mesmo assim você faz grosseria para ele. Você consegue imaginar a sua vida sem o seu pai? ai eu toquei na ferida dele....
Não! Mamãe! eu amo vocês! então se você nos ama, você vai fazer de tudo para nos ver felizes, certo? Ele- Certo! 
Agora tome banho, coloque o seu pijama e vá pedi perdão para seu pai e seus avós, diga que você nunca mais vai fazer isso! será que você consegue??? 
Consigo mamãe! foi a resposta dele.
Assim como combinado, ele desceu, pegou na mão do pai e chorando disse, papai me perdoa por ter  sido estúpido, eu nunca mais vou te deixar triste nem fazer grosserias para você. Pegando nas mãos da Vovó e do Vovô , disse, me perdoem pelo mal comportamento, eu prometo não fazer mais, abraçou os avós e subiu no colo do pai para o quarto.
E eu? fiquei aliviada por ele ter compreendido e principalmente muito feliz por ele ter reconhecido as grosserias e pedido perdão.






Embora eu saiba que o Andries é uma criança tranquila, gentil e educada, reconheço que o excesso de elogios e bajulação o deixaram estragado... Nós conversamos, eu e meu marido e decidimos que não vamos permitir que ele se sinta "melhor" nem "superior", portanto, quando alguém perguntar como tem sido o desempenho dele na escola, iremos responder; Ele está indo bem, mas ainda precisa melhorar! ;) E nunca, mas nunca mais elogiar exageradamente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário